É a coordenação das atividades e avaliação da condição financeira da empresa, dado pelos relatórios financeiros obtidos através dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa. Através dele, o empresário irá saber como, quando e onde, ocorreram movimentações financeiras e com isso prever despesas e receitas, entender entradas, saídas, receitas e dividendos. Com base nessas análises, é feito um estudo de como o empresário pode melhorar o desempenho da empresa para que os problemas enfrentados não voltem a ocorrer e tenham melhor incidência nos planejamentos futuros e projeções em diante.
Trata de identificar o preço ótimo do produto ou serviço,
tanto para a empresa, quanto para quem compra, levando em
conta todo o seu processo de elaboração, como os custos
diretos e indiretos. Sendo assim, o projeto de precificação
torna possível que a empresa consiga manter sua base de
clientes estável e, expandir sua empresa sempre oferecendo
preços competitivos.
O resultado final que obtemos é o valor intrínseco do bem
ou serviço, que combinado com a taxa de lucro que o vendedor
deseja obter, se transforma no valor final.
Trata de identificar e avaliar as vantagens e benefícios de um projeto estando este relacionado a adesão de um novo equipamento, uma nova estrutura organizacional ou mesmo a inserção de um novo produto no mercado. Para a construção do estudo são requeridos dados financeiros da empresa para a elaboração de projeções a partir destes, bem como análises mercadológicas e a avaliação segundo indicadores de viabilidade como o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Payback que responderão à questão central do estudo, “É viável ou não é viável?”.
É um instrumento adotado para entender a realidade de um mercado e aumentar a efetividade das ações tomadas em relação a um empreendimento visando ações mais assertivas e precisas. Os dados podem incluir características comportamentais, hábitos de consumo, bem como levantamentos de benchmarking (processo de pesquisa que permite identificar produtos, práticas empresariais, serviços ou metodologias usadas por outras empresas, absorvendo algumas características para alçarem um nível de superioridade gerencial ou operacional) de outras empresas.